"A História Sem Fim": o livro de fantasia de Michael Ende que se originou ao filme alemão do mesmo nome



Na década de 1980, muitas crianças queriam ter a sorte de Bastian Balthasar Bux, que estava lendo um livro de fábulas quando foi escolhido pelos personagens do livro para virar heroi num passe de mágica. (E foi assim comigo também na vida real, quando, ao ler os livros de contos de fadas - "A História de Rapunzel" foi a primeira delas - , fui escolhida pelos protagonistas dos contos de fadas pra ser uma heroína num passe de mágica.) Trata-se do livro A História Sem Fim (Die Unendliche Geschichte), um livro de fantasia do escritor alemão Michael Ende, publicado pela primeira vez em 1979.
A primeira tradução disponível no Brasil foi publicada pela Editora Martins Fontes. Em Portugal foi originalmente editado pelo Círculo de Leitores. O livro foi também adaptado para vários filmes, como The Neverending Story (Die Unendliche Geschichte), e desenhos animados.
O personagem central do livro é um jovem garoto chamado Bastian Balthazar Bux, que rouba um  livro chamado A História Sem Fim de uma pequena livraria alfarrabista. Bastian (cujo nome deve ser ligado à sua origem latina, da qual provém o nosso termo bastião) é de fato o bastião, o guardião de um reino em perigo. Bastian, a princípio, é apenas um leitor do livro, que narra a história da terra de Fantasia, o lugar onde todas as fantasias dos humanos se unem. Com o progresso do livro, porém, torna-se claro que alguns habitantes do lugar sentem a presença de Bastian, já que ele é a chave do sucesso da jornada sobre o que ele está lendo. Na metade do livro, ele entra na própria Fantasia e toma um papel mais ativo nela. 
A primeira metade do livro é rica em detalhes de imagens e personagens, como num conto de fadas. Na segunda metade, porém, são introduzidos vários temas psicológicos, enquanto Bastian enfrenta a si mesmo, seu lado negro, e segue em frente à maturidade num mundo formado por seus desejos. 
De forma incomum, as primeiras edições usaram tinta vermelha para as partes da história que se passam no "mundo real" (e.g. os acontecimentos na livraria do senhor Koreander; Bastian lendo o livro; diversas narrações do background da história) e tinta verde para as partes da história que se passam em Fantasia e que representam o livro que Bastian lê. 
 Cada capítulo no livro se inicia com uma letra consecutiva do alfabeto, sendo o primeiro capítulo iniciado pela letra "A" e o último pela letra "Z". A arte ilustrada dessas letras na edição original é de Roswitha Quadflieg.
O livro escrito há 40 anos atrás deu origem a três filmes, incluindo o filme alemão (e o primeiro de todos), Die Unendliche Geschichte (1984), que (assim como o livro) muito marcou minha época e que me incentivou a inspirar e escrever os livros de fantasia quando eu era criança. O filme foi lançado na Alemanha em 1984, com a direção de Wolfgang Petersen e estrelando Barret Oliver como Bastian, Noah Hathaway como Atreyu, Tami Stronach como a Imperatriz Menina, Patricia Hayes como Urgl, Sydney Bromley como Engywook, Gerald McRaney como o pai de Bastian e Moses Gunn como Cairon. O filme, porém, cobria apenas a primeira parte do livro, terminando no ponto em que Bastian entra em Fantasia. Michael Ende sentiu que esta adaptação tinha se desviado drasticamente de seu livro, e pediu que a produção parasse ou que mudassem o nome do filme. Como nada foi feito, Ende os processou e perdeu o caso. Ele conseguiu, porém, ter seu nome removido dos créditos iniciais, apesar de ainda tê-lo nos créditos finais. A trilha sonora foi composta por Klaus Doldinger (apenas na versão alemã). Algumas músicas eletrônicas compostas por Giorgio Moroder foram adicionadas à versão americana do filme; bem como a música de abertura, que foi composta por Giorgio Moroder, com letra de Keith Forsey, cantadas por Limahl, líder do Kajagoogoo. (Veja o trailer do filme orinalmente em alemão.)
   
 Eu recomendo que vocês leiam o livro cuja resenha que escrevi e a qual acabaram de ler que lhes incentivarão a explorar um mundo de fantasia e inspirá-la de uma forma ideal... e pôr isso em prática! Boa leitura!
INFORMAÇÕES SOBRE O LIVROTítulo original: Die Unendliche Geschichte Autor: Michael Ende Idioma: Alemão País: Alemanha Gênero: Literatura fantástica Ilustrador: Roswitha Quadflie Editora: Thienemann Verlag (Alemanha) Ano: 1979 Páginas: 448 ISBN: 3-522-12800-1 
Edição brasileira: Tradução: Maria do Carmo Cary Editora: Martins Fontes Lançamento: 2011 Páginas: 396 ISBN: 9788561635954

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra 02: "A metáfora da pérola"

Fazendo pedido a uma estrela brilhante

Penteado da hora: rabo-de-cavalo à la Selena Gomez!