Cantinho da Tati: "Dando a volta por cima"

Para dar os parabéns ao cantor japonês Kiyoshi Hikawa que completa 42 anos no dia 6 (sexta-feira), nossa colaboradora Tatianna Raquel fala de exemplo de ser humano que faz a vida acontecer (e ela até enviou um email para o programa de podcast japonês Hikawa Kiyoshi Bushi pedindo a música-tema de Dragon Ball Super "Limit break x survivor"!). Tatianna, é com você!


Você sabe qual é a sua lembrança mais antiga? Aquela passagem da sua vida que continua lá, independente de quantos dias você já viveu? Eu sei. Nunca me esqueci da primeira vez em que li o livro de contos de fadas, "História de Rapunzel", entre todas as fábulas. Eu tinha cinco anos. Minha tia lia e me contava os livros de histórias fabulosas. E então ao ouvi-la, me sentia num "mundo de fantasia". Que me motivou desde o primeiro instante. (Lembra das mesmas palavras ditas por mim na postagem anterior?)

E foi então que eu vivi meus melhores momentos... e também os piores e mais tristes. De acordo com o cantor japonês Kiyoshi Hkawa, uma das coisas que ele particularmente gosta é a música original "Fuyu no Pegasus" (Pégaso invernal). Trata-se de uma mensagem para aqueles que estão com problemas ou sofrendo, independentemente de serem crianças, adultos ou casais. Há sempre esperança no sofrimento que vive na solidão todos os dias. "Eu não estou sozinho", Hikawa comenta. "Eu acho que seria bom se tais sentimentos fossem transmitidos de corpo e alma, então seria bom se você pudesse ler as letras cuidadosamente e ouvi-la."

 Adorei a letra: Eu durmo mesmo com tristeza, porém uma coisa eu sei: o alvorecer sempre vem depois que a noite chega ao fim. A letra da música é livremente inspirada no versículo 5 do Salmo 30, na tradução d' A Mensagem (MSG):

 "As noites em que seus olhos choram, abrem caminho para dias de risadas." 
The nights of crying your eyes out give way to days of laughter. 



Essa palavra mostra que nenhuma emoção que possamos sentir será ou é eterna em nossa vida, pois, ao mesmo que agora se pode dormir triste, amanhã se pode acordar a pessoa mais feliz do mundo, já que a vida é cheio de altos e baixos, de lutas e vitórias, de tristezas e alegrias, de perdas e ganhos… O TEMPO TODO, sem que possamos evitar ou controlar. Então, pode-se ter toda a certeza que, nenhuma tristeza por mais difícil que pareça é definitiva em sua vida, assim como nenhuma alegria é tão forte que possa te impedir de se entristecer perante às circunstâncias.


E diz mais: Não há nada mais importante que a liberdade. Isso também está ligado ao do discernimento recebido para este cotidiano. De fato, não pode haver um discernimento justo sem liberdade interior. É por isso que este tema da liberdade é tão importante. Além de fazer do cotidiano um espaço de aprendizado, a vida aguarda por decisões. Viver é decidir. A cada instante, decisões são ou deveriam ser tomadas. É o lado dinâmico da vida, que não aceita desculpas e nem excessivas explicações. Os momentos felizes são muitos, se a contabilidade dos dias não for infestada de pessimismo. O encontro com a coragem, porém, é algo que enche de alegria, faz o coração transbordar, o olhar se volta ao infinito e nada mais impedirá que os passos sigam outro rumo.

 Apesar de todo o sofrimento e dor, é possível recomeçar do zero e recomeçar com ainda mais determinação e ter uma vida até melhor do que antes. Sei que às vezes parece realmente difícil, quase impossível até, mas o fato é que sempre há uma saída, uma solução. Só assim você será feliz e bem sucedido. Você é forte e pode conquistar tudo o que deseja. Lembre-se: muitas vezes, o que vemos como uma adversidade acaba se tornando um presente. Descobrimos que as lições aprendidas com essa experiência desencorajadora podem ser de grande valor no final. Pense nisso!

E foi assim comigo também. E pra você vai ser maravilhoso também. Ultrapasse as barreiras, e mostre pra vida, que com você não há limites. E, conforme disse a jogadora brasileira de futebol feminino, Marta: "Chore no começo pra sorrir no fim!"

Usei toda essa metáfora motivacional porque essas palavras estão sendo direcionadas para o cantor japonês Kiyoshi Hikawa e sei que ele vai entender o que eu quero dizer. Assim como eu, ele já passou por altos e baixos e sabe bem como é difícil não alcançar uma meta. E é especialmente para ele que eu quero contar uma história, para que, quem sabe, ele venha ao Brasil para 2 apresentações em São Paulo... Pois infelizmente ele só pode ser concluído a dois.

Olá, querido Kiyoshi! 

 Vim por meio dessa pra saber como vão as coisas em seu concerto ao vivo. Sou sua admiradora brasileira e curto muito seu trabalho. 

 Antes de mais nada, deixa eu te falar: além do inglês, aprendi também o idioma japonês. 

 A partir de 2014, visitei o Bairro Liberdade (uma colônia japonesa) em São Paulo, aonde vou mês sim, mês não, para passear, fazer compras e me divertir. E foi numa dessas ocasiões, num desses compromissos, lá no Bairro Liberdade, que eu conheci o seu trabalho e sua música. 

 Quando soube daquilo, dei um jeito de ir. Eu pensava que seria apenas um negócio de tokusatsu, mas realmente não contava com uma "fatalidade"... que naquele dia eu iria me apaixonar pela sua melodia. 

 Quando te escutei cantando a música "Tokimeki no run'ba" (Rumba apaixonante), eu fiquei hipnotizada. Foi mais do que amor à primeira vista: era amor à primeira audição! E aí você já imagina o que aconteceu. Eu comecei a te seguir nas redes sociais (e também no site do Nagara Group), escutar suas músicas, assistir seus DVDs... E foi aí que me tornei sua fã desde então.

Pensando agora, acho que foi graças ao meu esforço que fiquei sabendo desse tema. Apesar de tudo que passei, não deixaria de viver aquele momento. Como estou me abrindo completamente, tem algo que ainda preciso confessar: por eu ser nativa daqui, eu não ia muito a shows de música enka japonesa, eram em cidades japonesas e comunidades nipo-brasileiras. Mas desde então me tornei a primeira não-nikkei a fazê-lo! Outra coisa: tenho uma coleção de fotos suas, CDs, DVDs e downloads digitais em Mp3 (singles digitais) e vídeos em Mp4. E eu ficaria muito feliz que me enviasse (ou na primeira remessa ou por e-mail) seu autógrafo. 

 Outra: eu sei que você não veio ao Brasil ainda para o concerto ao vivo, mas eu gostaria muito que você viesse ao Brasil para um show no Anime Friends e duas apresentações em São Paulo - se é o maior sonho de seus fãs, a maioria nikkeis (bem como o meu maior sonho). Assim a comunidade nipo-brasileira vai te receber de braços abertos! 

 Tem mais ainda: eu gostaria de ouvir "Genkai toppa x survivor" (Limit break x survivor) do anime Dragon Ball Super e eu sei que até mesmo os fãs brasileiros do anime adoram essa música tanto quanto eu. 

 Muito obrigada e boa sorte em seus concertos ao vivo. 

Continuarei sempre torcendo por você. 

Tatianna Raquel 
(Brasil) 

 P.S.: Seu aniversário é no dia 6 de setembro, portanto quero te dar os parabéns pelo 42o aniversário!



Limit break x survivor, com o mesmo Hikawa (via YouTube)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra 02: "A metáfora da pérola"

Fazendo pedido a uma estrela brilhante

Penteado da hora: rabo-de-cavalo à la Selena Gomez!