Kiyoshi Hikawa, o Príncipe da Música Enka: esse cara é muito amor!

Eu adoro música popular japonesa, de preferência a música enka (e sou a primeira brasileira a curti-la). E você sabe o que é isso?

Enka (em japonês: 演歌) é um estilo de música japonesa que é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais, principalmente de influência americana. Porém foi criada entre a Era Meiji e Era Taisho, como uma forma de música de protesto.

O termo enka (演 = "atuar" / 歌= "canção") se formou originalmente na era Meiji, e começou como uma forma de expressão de desacordo político - discursos em forma de música para fazê-los mais atraentes - porém sua forma mudou rapidamente. Foi o primeiro estilo à sintetizar as melodias japonesas com as harmonias ocidentais para criar um novo estilo musical. Entre vários cantores desse gênero, o mais famoso atualmente é o Príncipe do Enka: Kiyoshi Hikawa. Na primeira vez que eu fui o Bairro da Liberdade em São Paulo (foi em 2014), o que encontrei na banca de revista da Praça da Liberdade foi mesmo o CD de Kiyoshi Hikawa Enka Meikyoku Collection 11: Tokimeki no Run'ba. Achei interessante, e o que também chamava atenção era o fato de o CD desse cara ser só de músicas enka, que nunca ninguém tinha comprado em parte alguma da capital, que dirá numa loja! Quando voltei a Santos no mesmo dia, comecei a escutar as músicas de Kiyoshi Hikawa (a partir daí) e a primeira coisa que eu pensei foi: "Uau!"

O estilo Enka iniciou seu renascimento com o lançamento do cantor Kiyoshi Hikawa em 2000. O seu primeiro single, “Hakone Hachiri no Hanjiro”, chegou à incrível marca de 1 milhão de cópias vendidas. O rapaz de 23 anos com sorriso tímido conquistou o Japão, e é o principal precursor da nova fase da música enka. Atualmente, considerado o maior artista da mídia japonesa, ele leva multidões aos seus shows, onde interpreta grandes sucessos do passado, conhecidos como “Natsumero” (canções nostálgicas) e canções de variados estilos musicais.
Vamos conhecê-lo?

Kiyoshi Hikawa (氷川きよし Hikawa Kiyoshi) (Fukuoka,6 de setembro de 1977) é um cantor japonês do gênero Enka. Estreou em 2000 e seu nome artístico foi dado por Takeshi Kitano, também conhecido como "Beat Takeshi", da dupla cômica do filme Two Beat. O diretor de cinema japonês, o comediante e apresentador de televisão também foi um dos primeiros apoiadores de Hikawa Kiyoshi.

Ele é conhecido como o Príncipe da Música Enka pela sua simpatia, aparência jovem e muita versatilidade na voz dele. Seu nome de batismo é Kiyoshi Yamada (山田 清志 Yamada Kiyoshi). Seu primeiro hit, "Hakone Hachiri no Hanjiro", estreou em 2 de fevereiro de 2000 (nessa época, ele ainda não completara 23 anos). Em 2002 "Kiyoshi no Zundoko Bushi" transformou Hikawa em fenômeno da música popular japonesa. 

Além disso Hikawa também lançou várias de suas músicas até este momento, mencionemos "Hoshizora no Akiko" (2002), "Hakuun no Shiro" (2003), "Omokage no Miyako" (2005), "Ikken" (2006), "Kiyoshi no Soran Bushi" (2007), "Genkai Funauta" (2008), "Rokyoku Ichidai" (2009), "Tokimeki no Rumba" (2009), "Nijiiro no Bayon" (2010), "Jounetsu no Mariachi" (2011), "Sakura" (2012), "Shigure no Minato", "Manten no Hoshi" (ambos de 2013), "Ohtone Nagarezuki", "Choito Kimagure Wataridori" (ambos de 2014), "Sasurai Bojou", "Otokobana" (ambos de 2015), "Miren gokoro" (2016) e "Otoko no Zessho" (2017). E se prepare: Hikawa vai lançar seus próximos trabalhos musicais, seja em CD-single, seja no formato digital. 

Hikawa se apresenta em vários lugares do Japão - desde concertos e eventos ao ar livre até concertos natalinos ao vivo. E quem sabe ele vai se apresentar aqui no Brasil!


Obrigada, Rick Akio (Ricardo Nakase), pela sua colaboração!


P.S.: Eis as músicas de Kiyoshi Hikawa que eu selecionei (e selecionei algumas delas!) para você curtir!

Melô do Zundoko de Kiyoshi (Kiyoshi no Zundoko Bushi; a marca registrada dele até hoje!)



Um Passarinho! Um Passarinho! (Choito Kimagure Wataridori)



Apego ao coração (Mirengokoro)



O canto de um homem (Otoko no zessho) (Essa música é um hit!) 



E, claro, Genkai toppa x survivor (o tema de Dragon Ball Super), que até hoje mexe com a cabeça da galera!



INFORMAÇÕES GERAIS

KIYOSHI HIKAWA
Nascimento: 6 de setembro de 1977
Origem: Fukuoka, Província de Fukuoka, Japão
Gêneros: Enka, kayokyoku
Profissão: Cantor (desde 2000)
Página oficial: Nippon Columbia http://columbia.jp/hikawa

Fontes:


                  https://ja.wikipedia.org/wiki/氷川きよし (em japonês)

                  https://pt.wikipedia.org/wiki/Enka


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra 02: "A metáfora da pérola"

Fazendo pedido a uma estrela brilhante

Penteado da hora: rabo-de-cavalo à la Selena Gomez!