As 12 músicas pra acordar sereia e bancar o marujo

A sereia Nyah adora curtir uma música, de preferência que fale do mar, sereias e marinheiros. Por isso preparei uma playlist só com músicas com uma temática só: o mar. E é pra você que curte uma praia, aproveita o mar ou vai sereiar! Vamos lá? Prepare seu Mp3 player ou iPod!



Sereia - Roberto Carlos



O tema da Ritinha (Ísis Valverde) da novela A Força do Querer que está conquistando não só quem quer ser uma sereia, mas o Brasil todo - e a mais pedida nas airwaves de todo o país! A gente adora escutar essa música do início ao fim. Éigua!




Captain Nemo - Sarah Brightman



"Captain Nemo", hit de Sarah Brightman em 1993, tem base no livro de Júlio Verne Vinte Mil Léguas Submarinas. Uma música náutica que serve de trilha sonora para navegar e mergulhar fundo!



Marujo - Chimarruts



A banda Chimarruts, quem diria, fez uma música reggae chamada "Marujo". Ideal para curtir um surfe ou passear de escuna em plena enseada.



Sailing on the Tide - Tony Peluso



O musicista Tony Peluso (falecido em 2010) estava cansado da vida urbana e por isso se mandou para uma ilha tropical ao sol. Foi aí que fez a música "Sailing on the tide" (especialmente para os Carpenters), que também inspirou o conto da minha autoria O Marujo das Marés, escrito em 1994.




Fique, rapaz, com a gente! (Оставайся мальчик с нами!) - Música do filme Mar azul, espuma branca...



Robert Amirkhanyan, compositor armeno, fez a música "Fique, rapaz, com a gente" (tema da personagem Filha do Rei do Mar) para o curta de animação de 1984 Mar azul, espuma branca..., feita em realização conjunta, pela Armênia e ex-União Soviética, sob direção de Robert Saakyants (que fez a letra da música). É, até hoje, a favorita das meninas armenas, russas, ucranianas e belarussas de 3 a 16 anos de idade que querem ser como a Filha do Rei do Mar.




Te vejo lá! (あばよ Abayo) - Kiyoshi Hikawa



O cantor japonês Kiyoshi Hikawa ainda não tinha 30 anos quando ele gravou "Abayo"(que foi lançada com a bem sucedida "Kiyoshi no Soran Bushi" na mesma data, 9 de maio de 2007). A música fala de como um cara deixa seu alguém querido e (a bordo do navio) parte rumo a outra parte do Japão, mesmo que distante, sentindo saudade de seu lugar de origem. De acordo com o Wikipédia, "Abayo" é uma espécie de cumprimento de despedida. Mas ninguém vai esquecer das roupas náuticas em tons de azul e branco que Kiyoshi veste até hoje (Kiyoshi em 2017 faz bonito na música "Kiyoshi no Sui-Sui Madroos'-san" que está no seu mais recente CD Shin - Enka Meikyoku Collection 5: Otoko no Zessho).




A Sereia (人魚 Ningyo) - NOKKO



"Ningyo", hit da NOKKO, fez o maior sucesso na Oricon Charts do Japão em 1994, é uma história de amor entre uma sereia e um ser humano.




O acalanto de uma concha (貝がら子守唄 Kaigara komoriuta) - Kiyoshi Hikawa



Outra de Kiyoshi Hikawa, o Príncipe do Enka. Dessa vez "Kaigara Komoriuta" fala de um acalanto de uma concha a beira-mar. É a música secundária do Tipo-A do CD-single de sua música Sasurai Bojou (Amor errante, 2015). Toda vez que você prestar atenção na música e na letra, você vai se imaginando em plena praia perto do mar!




Água de oceano - Victor e Leo



A dupla Victor e Leo fazem bonito na música "Água de oceano" que remete o mar. Aumenta o som e cante junto!




Unicamente - Deborah Blando



"Unicamente" da Deborah Blando fala da temática: Iemanjá e o mar.





Sirens of the sea - Oceanlab (Above and Beyond)



A música do álbum de estreia de Above and Beyond presents Oceanlab Sirens of the sea (a canção-título), lançada em 21 de julho de 2008, é uma música trance que fala das sereias e sua jornada aos oceanos.





Melô do Marinheiro - Os Paralamas do Sucesso


Clássico da banda Os Paralamas do Sucesso, "Melô do marinheiro" fala das divertidas desventuras de um cara que entrou de gaiato no navio por engano e se viu a bordo do navio, mesmo em situações sem saída. E essa todo mundo já conhece!


DICA: Esta playlist é a melhor trilha sonora pra curtir a praia ou o mar ou sob as ondas. Aproveite a playlist e vá sereiando por aí!

Essas e outras músicas que falam da mesma temática você confere no Spotify:

Acordei sereia (usuário do Spotify: Rede Globo)

Dia de Praiana (usuário do Spotify: Canal VIVA)

Náutica (minha playlist do Spotify)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra 02: "A metáfora da pérola"

Fazendo pedido a uma estrela brilhante

Penteado da hora: rabo-de-cavalo à la Selena Gomez!