Palestra 07: "No compasso da zumba"

Mas falta uma única coisa: quando Cachas chegar da Espanha, a influência deles serão Los Fruittis, pra que o ritmo fosse tropicaliente e para que a zumba fosse aprimorada!

- Los Tres Maneros: Aventuras Tropicais

Sabe aquela dança que mistura ritmos latinos como salsa, merengue, reggaeton, entre outros? É a zumba, uma dança que também pode te ajudar a emagrecer e a cair nesse ritmo e pode queimar até mil calorias em 1 hora. Conquistando cada vez mais fãs e adeptos, a Zumba é uma atividade física tradicional aeróbica com movimentos de dança e coreografias que misturam uma série de ritmos latinos e internacionais. 

Zumba é um programa de fitness inspirado principalmente pela dança latina criado na Colômbia pelo coreógrafo Beto Perez, na década de 1990. O programa foi implementado em mais de 150 países.

O ritmo da zumba mescla movimentos de danças latinas como o samba, salsa, merengue, mambo e reggaeton, ou mesmo outros estilos como hip hop e dança do ventre com exercícios próprios do treino cardiovascular e, por este motivo, é muito utilizado em academias, promovendo o condicionamento físico de um modo geral.

Em 2006, Alberto Pérez (conhecido como Beto Pérez), fundou a empresa Zumba Fitness LLC para licenciar academias e instrutores e produzir vídeos para promover a dança no mercado de physical fitness. Com o tempo, a empresa lançou uma linha própria de moda e afins.

Além da zumba, tem ainda o Strong by Zumba, a modalidade que mistura HIIT com exercícios de força.

Se tem modalidade pra emagrecer e queimar calorias além de cair no ritmo, a modalidade é zumba. Desde que eu entrei na academia, comecei a dançar zumba só pra entrar em forma. E a zumba te ajuda a emagrecer e muito! De acordo com a blogueira Mariana Brasil, uma aula de uma hora queima cerca de 1000 calorias, e é muito mais divertida do que uma hora na esteira. Essa modalidade de dança mistura movimentos aeróbicos com ritmos e passos latinos, e emagrece porque intercala intensidades causando oscilação do batimento cardíaco, sendo mais eficiente do que os aparelhos da academia. (Na minha aula de zumba, isso tende a levar ente 50 minutos e uma hora.)

Com todo esse ritmo, podemos notar que a zumba também é capaz de criar um clima tropicaliente, como é o exemplo desse trio.

WALTER, DOLORES E GUADALUPE, DESCOLADOS E BONS DE RITMO

Walter conheceu duas grandes amigas, Dolores e Guadalupe. Era 1993, período pré-zumba, em que os casais dançavam ritmos latinos com o declínio da lambada que foi se desfazendo e com a eurodance em alta nas pistas de dança, quando os três decidiram formar o trio que remetesse o nosso Trio Los Angeles, só que com mais ritmo e mais calor: Los Tres Maneros. Juntos, eles mais tarde cantaram músicas e anteciparam o que Beto Pérez mostraria anos mais tarde: dançaram tais ritmos contagiantes para o pessoal, no ritmo do que hoje conhecemos como zumba.

Quando eu escrevi Los Tres Maneros em 1994, eu nem imaginava o que esse ritmo contagiante iria acontecer: não foi preciso muito tempo e aquele conto da minha autoria influenciou de imediato a novela Tropicaliente (TV Globo, 1994), com inspiração no Caribe. Esse mesmo tema/conto também viria a influenciar a trilha sonora complementar Bailando Salsa e Merengue (1996-97) e - posteriormente - a zumba, já nos primeiros anos da década de 2000. Além disso, existe uma quantidade de músicas dançantes com esse ritmo latino mundo afora, para melhor você dançar seja na academia, em casa, em qualquer lugar. Basta selecionar quantas você desejar, baixar e cair no embalo!

Voltando a falar em zumba, a melhor parte é a seguinte: qualquer pessoa de qualquer idade pode fazer (consulte seu médico antes de iniciar qualquer atividade física) e pode ser feita em casa. Hoje em dia existem vários vídeos no YouTube e até jogos de Zumba Fitness para Wii e Kinect. Ou seja, não tem desculpa! Termina de ler isso fazendo essa coreografia!

Fonte: Wikipédia https://pt.wikipedia.org/wiki/Zumba_(dança)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra 30: "Nas asas do pássaro azul, a alegoria da felicidade em massa"

Palestra 16: "Cinquenta tons de Kama Sutra"

Tanabata Matsuri