Palestra 08: "As antigas canções que você me ensinou"

E foi aí que ela realizou seu sonho: ter a inspiração na música que Cindy escutou pela primeira vez.

- Stay Awake: Em Busca da Melodia

Conforme diz a frase: "Os bons tempos voltaram"! Sabe aqueles bailes da saudade que, quando você quer recordar uma das músicas dos bons e velhos tempos você ouve e não esquece? Se você respondeu música das antigas, parabéns! Você escuta a sua eterna música favorita que marcou época.

Na minha infância, sempre escutei as músicas do Rei Roberto Carlos. Mas também escutei na minha adolescência uns flashbacks - de Carpenters a Barry Manilow. Isso me incentivou a escrever, em 1994, um conto que falasse desse tema: relembrando a canção dos velhos tempos. Trata-se de Stay Awake: Em Busca da Melodia, cuja narrativa vou contar mais adiante. 

Muita gente quer relembrar sua música que marcou época e vai atrás de sua canção: ou consegue o CD usado e em bom estado no sebo (livros usados) mais próximo de casa ou então baixa em Mp3 quantas músicas quiser. Convém também adquirir o pendrive com um montão de músicas em Mp3, facinho de encontrar em qualquer banca mais próxima. Noutra vez descobri que os discos de vinil e os CDs usados, à venda no sebo, eram perfeitos pra tocar músicas antigas sempre que passava lá. Você também pode criar um clima para relembrar os bons momentos. 

CINDY HOUSTON; MODERNA, À MODA ANTIGA

Cindy tinha 10 anos quando ela escutou "Stay Awake", aquela que lhe veio á cabeça. E foi tanto que ela ganhou um disco, um aparelho de som e uma boneca - mais que boneca, a boneca-gente!. E não acabou ainda: ganhou mais uma amiga! A amizade entre Cindy e Mary foi maravilhosa que, 30 anos mais tarde, quando Dona Linda morreu, Cindy se casou com Glenn e tiveram dois filhos, Lawrence e Molly Richards. Cindy cresceu ouvindo músicas das rádios e alguns flashbacks e é uma excelente cantora (ela também canta músicas que fizeram sucesso). E tal mãe, tal filhos: Lawrence (33 anos) e Molly (31 anos), os filhos adultos de Cindy, também seguem os mesmos passos da mãe!

Assim como Cindy, alguns desses artistas do mundo todo também fizeram o mesmo. Vejamos alguns exemplos:

O cantautor estadunidense Barry Manilow, além de compor um montão de suas canções (a maioria autorais), resgatou muitas músicas dos anos 50 aos anos 80 e lançou a coleção The Greatest Songs (2005-2009), uma coleção de cinco CDs lançados.

Vitas foi o primeiro cantautor-ator-fashion designer russo-letão a lançar seu CD só de releituras, Obras-Primas de Três Séculos.

Aqui no Brasil o grupo Roupa Nova também é bambambã em easy listening: algumas músicas são regravadas pela banda.

Aqui vai um conselho: no momento em que tocar no rádio uma música favorita sua, preste atenção nela e depois diga: "Que bom se essa música não terminasse jamais!"

Para relembrar os bons momentos, uma boa opção é escutar a Rádio Saudade FM, também na internet: http://www.saudadefm.com.br/

Comentários

  1. N. da A.: O cantor japonês Kiyoshi Hikawa é fissurado também por cantar músicas enka/kayokyoku das antigas além das originais mais atuais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra 02: "A metáfora da pérola"

Fazendo pedido a uma estrela brilhante

Penteado da hora: rabo-de-cavalo à la Selena Gomez!