Palestra 14: "Na passarela"

Cinco mulheres de tipos físicos diferentes - uma morena, uma loura, uma ruiva, uma afro-descendente e uma oriental asiática - se preparam para se apresentar em seu show ao ar livre.

- As Menageries: Lindas e Poderosas

Você já imaginou que existe algo novo na ala fashion? Por exemplo: roupas descoladas, make com cores novas, acessórios... do jeito que você imagina? A tendência é essa, meu bem! E pra incrementar tudo do bom e do melhor, que tal falar do São Paulo Fashion Week?

O São Paulo Fashion Week (SPFW) é o maior evento de moda do Brasil e o mais importante da América Latina e a quinta maior semana de moda do mundo, depois das de Paris, Milão, Nova York e Londres.

O SPFW acontece de modo semi-anual, reunindo estilistas e grifes brasileiras, super modelos, celebridades, grandes mídias, convidados e importantes compradores do universo fashion. 

Após anos de sucesso, o evento se consolidou como uma forma de convivência para que diversas marcas brasileiras do mundo fashion participem do ambiente de inovação do mundo da moda.

A sua mais recente edição foi a 41ª, que aconteceu entre os dias 25 e 29 de abril de 2016, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera e contou com 37 desfiles. Dessa vez, as criações dos estilistas não foram dependentes das estações do ano e novas marcas aproveitaram o espaço para estrear no evento, como a A.Brand, À La Garçonne, Amir Slama, Vix, Murilo Lomas e Cotton Project. O tema principal dessa edição foi "Mãos que Valem Ouro", com o objetivo de celebrar "a capacidade humana de se repensar, de colocar a mão na massa, se reinventar e recomeçar".

A 42ª semana de moda do Brasil acontecerá entre os dias 24 a 28 de outubro de 2016 e, como na última edição, será independente às estações. Além disso, o SPFW se tornou a primeira semana de moda do mundo a aproximar os seus desfiles aos lançamentos de varejo. A partir de 2017, o evento acontecerá nos meses de fevereiro e julho/agosto, datas que novas coleções de roupas chegam nas lojas para o consumidor.

Os elementos fashion envolvem o livro da minha autoria: Contos e Temas-Livres. Parece que tem muito tempo que a combinação de fábula com fashion foi "prevista" por mim.

Os primeiros modelos das roupas dos personagens do meu livro que criei em 1989 eram retrofuturistas com misto de neoclássico e kabuki (influência de Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo e outros estilistas japoneses como Issey Miyake). A partir de 1994 (e ao longo dos anos), os modelos sofreram várias transformações: ganharam um ar retrô bem anos 70 e cheio de cores vivas - e posteriormente um estilo minimalista e hippie-chic por causa da influência nostálgica. Em 2001, por causa dos ataques do 11 de setembro daquele ano e a trilogia Matrix, surgiram o preto básico e a moda neofuturista que combine com as roupas mais atuais, além de roupas étnicas. No meio da década de 2000, por causa da influência do Pássaro da Felicidade e do centenário da peça O Pássaro Azul de Maurice Maeterlinck, foram inspiradas nos russos. A partir da década de 2010, aderiram ao sereismo, à moda praiana e aos estilos multiétnico (influência nos países como EUA, Rússia, Holanda, Países Árabes, Israel, Alemanha, Japão, etc.), bem como os estilos atual, retrô, clássico, temático e neofuturista, pois os personagens do meu livro acompanham as tendências de seu tempo. Fiz até uns desenhos de roupas não só pros personagens, mas pra mim própria. Por isso me considero uma "fashion designer".

Vitas é um dos designers de moda (além de cantar, compor e atuar) na Rússia. Além de desenhar suas roupas, já desenhou inúmeras roupas femininas da coleção Sonhos de Outono em 2002.

O design de moda no Brasil tem evoluido nas últimas décadas. Na décadas de 60 e 70 nomes marcantes foram Dener Pamplona de Abreu e Zuzu Angel. Recentemente nomes como Carlos Tufvesson, Fause Haten, Walério Araújo, Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga e Oskar Metsavaht vêm contribuindo para a área.

AS MIGAS DO CORAÇÃO

Brunette, Blondie, Ginger, Blackie e Chang são cinco amigas de diferentes tipos físicos - morena, loura, ruiva, afro-descendente e asiática. Elas vão ao shopping, á praia, á balada, aonde forem, só pra obter tudo quanto é roupa fashion. Quando querem azaração, elas sobem ao palco pra cantar junto. Tudo sem cair do salto nem perder o charme.

Tal como as "zamiga", celebridades como Britney Spears, Selena Gomez, Sophie Charlotte e Ágatha Moreira também arrasam no que é fashion e botam pra quebrar. Ora, como é que ficam os metrossexuais e top models que viram e mexem com quem faz moda por aí?

Pra você ficar fashion com um ar de princesa, você só precisa pegar as revistas de moda (Vogue, Elle, etc.) e lê-las, procurar até achar o modelo favorito de sua roupa (se a tendência for essa) e pegar carona na inspiração. Depois é só arrasar!

Fonte: Wikipédia

São Paulo Fashion Week https://pt.wikipedia.org/wiki/São_Paulo_Fashion_Week

Design de moda https://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_moda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra 02: "A metáfora da pérola"

Fazendo pedido a uma estrela brilhante

Penteado da hora: rabo-de-cavalo à la Selena Gomez!