Palestra 10: "Elas querem é poder"

Vou dar uma volta ao mundo e vê-lo girar. Mas só quando os EUA aplaudir Barack Obama, eu vou sair daqui!

- Uma Mercury Americana

Elas querem é poder (e lugar de mulher é onde ela quiser)! Mas são tão poucas mulheres na política brasileira que não dá pra contar quantas. Será? 

Empoderar a mulher é uma expressão que vem se tornando cada vez mais usada no país e que, se transformada em ações concretas, pode mudar o lugar das brasileiras na sociedade. É nisso que acredita a bancada feminina do Senado, que luta com as deputadas federais pela aprovação de leis destinadas a aumentar o número de mulheres no poder e promover uma mudança de cultura. Mas, afinal, qual é o lugar da mulher? É também na política? Lugar de mulher é onde queira estar!

Mas não é a primeira vez que uma mulher é poderosa hoje: através dos tempos muita coisa rolou com as mulheres. Um desses fatos é aquele momento em que a rainha Ester, com o apoio do rei Xerxes da Pérsia, mostrou sua coragem: quando ela intercedeu diante do rei, ele deu ordens escritas para que o plano maléfico de Hamã fosse executado contra ele mesmo. Ele e seus filhos foram pendurados na forca. Por isso, essa celebração é chamada Purim, da palavra pur, sorte (Ester 9:25-26). É uma diplomacia que salva vidas.

Nós mulheres devemos mostrar essa coragem de dentro pra fora. Só lembrando que todo dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

EMANUELLE McKAY: CORAJOSA E DETERMINADA

Emanuelle é uma mulher corajosa e poderosa, tal como muitas mulheres ao redor do mundo. Um dia, por acaso, encontrou uma luva bicolor estadunidense que era de uma namorada de Gregory Reed III (esfaqueada por um maníaco). E não é que essas luvas milagrosas seriam a salvação pra salvar o dia! Ela fez quantos pedidos quisessem: um deles foi o pneu do carro consertado. Por isso ela foi apelidada "a Mercury estadunidense". Em outro momento, Emy não só impediu tal crime nas ruas, mas também acabou com os bandidos de uma só vez! E tudo isso em 16 horas! Por esse motivo, Emy foi nomeada pelo Prefeito de Washington Primeira-Heroína Nacional.

Essas "luvas" (mencionadas no meu conto que eu escrevi em 1994) representam o empoderamento. Para ela, é preciso ter consciência de que uma sociedade justa só será possível quando a mulher estiver plenamente emancipada. Sem esse empoderamento, aí fica mais difícil.

Nós mulheres somos poderosas. E pra alcançar o que desejamos, precisamos superar os obstáculos e ir em frente. Conforme diz a música da rockstar Rita Lee, "por isso não provoque/é cor-de-rosa choque"!

Fonte:

Site do Senado: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/03/08/lugar-de-mulher-tambem-e-na-politica

Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra 02: "A metáfora da pérola"

Fazendo pedido a uma estrela brilhante

Penteado da hora: rabo-de-cavalo à la Selena Gomez!